Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Análise qualitativa do biogás

Embrapa Suínos e Aves lança no Show Rural Coopavel um kit para análise da qualidade do biogás produzido em biodigestores.

Redação SI (29/01/2008) – Um kit portátil que permite ao próprio suinocultor fazer a análise da qualidade do biogás produzido em seu biodigestor. Este é o lançamento da Embrapa Suínos e Aves na edição 2008 do Show Rural Coopavel. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa Alfakit e possibilita a análise da concentração de gás metano, amônia, gás sulfídrico e gás carbônico. “Medir a qualidade do gás é importante do ponto de vista econômico e ambiental”, comenta o pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves.

Com o kit, o produtor recebe um manual e um CD-Rom explicativo de como realizar as análises. Elas são realizadas por meio do método colorimétrico, no caso da amônia e gás sulfídrico, volumétrico para o gás carbônico, e diferencial no metano. Destes, o principal economicamente é o metano. O gás é o principal na produção de energia elétrica por meio de geradores acoplados ao biodigestor ou para o aquecimento de galpões. A composição do gás metano, no biogás, geralmente está entre 50% e 70%. Quanto maior for sua concentração, mais eficiente será a sua utilização energética ou térmica. Para o mercado de créditos de carbono, os resultados da análise também são interessantes. Quanto maior a concentração de metano, maior será a reversão em créditos.

De acordo com Kunz, as informações do kit proporcionam ao suinocultor a utilização de um gás de melhor qualidade e a um custo bem menor frente ao envio de material para análise em um laboratório especializado. “Antes era preciso enviar o gás para um laboratório. Com o kit, é possível fazer a mesma análise com um custo cerca de 10 vezes menor para o produtor”, garante o pesquisador. O valor do kit está hoje por volta de R$ 500, possibilitando até 200 análises. Uma análise laboratorial está hoje por volta de R$ 2.000.

Quantidade – No mínimo, as análises devem ser feitas mensalmente. Elas são importantes também com relação aos outros gases. O gás sulfídrico, com o tempo, corrói toda a tubulação por onde passa o biogás. O controle da amônia está ligada a questão ambiental, por ser responsável por poluir fontes de água, por exemplo.