Na Abertura, Ferreira Jr. enfatizou a importância da sanidade para a suinocultura. O assunto será o foco do Seminário em abril
Redação SI (27/01/2006) – Em parceria com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA), a Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS) fez ontem (26/01), em Campinas (SP), o lançamento oficial do Simpósio de Sanidade Suína que será realizado em abril. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas e teve como convidado o representante da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria e Abastecimento, Celso Alberto Gonçalves.
Segundo o presidente da APCS, Valdomiro Ferreira Junior, o Brasil é um potencial exportador de carne suína. “Devemos estar atentos para cuidarmos da sanidade do nosso plantel o mais rápido possível e mostrar ao mercado interno e externo que estamos livres de qualquer barreira. A grande tarefa, hoje, é assegurar o nosso rebanho, pois não existe mais uma suinocultura de fundo de quintal”, alerta.Hoje, o Brasil espera chegar à marca dos 25% em exportação da sua produção interna e, por isso, a questão de sanidade se torna imprescindível para que haja um rígido controle do rebanho, segundo as condições da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização Internacional de Epizootias (OIE).
O palestrante José Rubens DElia fez uma analogia entre a saúde humana e a saúde animal
Cada vez mais o mercado vem sendo conquistado. Em 2005, o Brasil bateu o recorde de exportações chegando à marca de US$ 1,138 bilhão, um crescimento de 50,9% das exportações brasileiras. Ferreira afirma que para esta marca não cair, o setor deve ficar atento para a qualidade da saúde animal. “Por isso escolhemos como tema a sanidade para a realização do nosso simpósio”, explica.
Lançamento – Para o lançamento do Simpósio de Sanidade, a APCS convidou o professor José Rubens DElia, preparador físico, para falar sobre “Sanidade pela Qualidade de Vida”. Durante sua palestra, DElia enfatizou vários pontos, fazendo uma analogia entre a saúde humana e a saúde animal. Na saúde humana, o professor afirma que a atividade física deve ser algo consciente na vida das pessoas, assim como na saúde animal. “O suíno deve ser tratado como um atleta apresentando boa saúde, genética, massa muscular, entre outros itens importantes para a perfeita saúde do rebanho”, disse.
Programação do simpósio –
Cerca de 100 pessoas participaram do lançamentoApesar de a programação do Simpósio de Sanidade Suína não estar totalmente definida, Ferreria Júnior, da APCS, adiantou alguns temas já selecionados. O veterinário Alberto Estefano, do México, vai palestrar sobre a PRRS. A Parvovirose Suína também será abordada, mostrando um novo enfoque para o assunto. De acordo com o presidente, também estão convidados para participar do Simpósio representantes da Secretaria da Agricultura, enfocando a importância da Secretaria para a saúde suína no Estado de São Paulo, e representantes do Ministério da Agricultura. O Instituto Biológico abordará o projeto sobre a Criação de Suínos Saudáveis, uma Alternativa à Agricultura Familiar. Mais informações: APCS (19) 3651-1233.