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Aplicação do crédito rural supera o previsto para 2008

Na agricultura empresarial já foram aplicados R$ 58,3 bilhões, o que supera o total programado para todo o ano safra 2007/2008, previsto em R$ 50 bilhões.

Redação (25/06/2008)- O desempenho do crédito rural foi destacado pelo secretário de Política Agrícola, Edílson Guimarães, ao fazer um balanço do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2007/2008. Ele disse que na agricultura empresarial já foram aplicados R$ 58,3 bilhões, o que supera o total programado para todo o ano safra 2007/2008, previsto em R$ 50 bilhões.

Durante palestra no Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2008 e 2009, que se realiza em São Paulo, nesta terça-feira (24), Edilson Guimarães falou também sobre a utilização de instrumento de política agrícola para o mercado, com participação do governo não na comercialização, mas na compra. “A tendência é que se utilize mais esses instrumentos do que os tradicionais, como  AGF e Opções”, ressaltou. Ele lembrou que os instrumentos de política agrícola de apoio foram utilizados para amenizar problemas de infraestrutura.

De acordo com Guimarães, para próxima safra, o Mapa, a Casa Civil e outros ministérios indicaram algumas obras do PAC, consideradas prioritárias para o desenvolvimento da agricultura brasileira, como rodovias e ferrovias.

Para o secretário, o seguro rural é uma prioridade do Mapa e do setor. Hoje a cobertura é de 4% da área agricultável, mas para aumentar é necessário  desenvolver oferta e demanda e não apenas alocar recursos. Entre as medidas já adotadas, Edilson Guimarães apontou a abertura do mercado de resseguro em 2007 e o envio do Projeto de Lei Complementar que cria o Fundo de Catástrofe, em maio deste ano.

O Mapa vai atuar na capacitação de profissionais que operem o seguro rural e na criação de um banco de dados com a Conab e em parceria com IBGE e setores privados, para dar suporte às seguradoras.

O PAP 2008/2009 será lançado pelo ministro Reinhold Stephanes no dia 2 de julho, em Curitiba/PR. O objetivo é estimular a produção e intensificar o apoio à comercialização.