Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aposta no milho

Agricultores da região de Cascavel, no Paraná, pretendem plantar mais milho nesta safra. O excesso de procura por semente já causou a falta de algumas variedades da cultura.

Da Redação 23/08/2005 – Agricultores da região de Cascavel, no Paraná, pretendem plantar mais milho nesta safra. O excesso de procura por semente já causou a falta de algumas variedades da cultura.

O agricultor Nei Backes é dono de uma propriedade de 300 hectares. Até a safra passada a maior parte da fazenda era usada para plantar soja, mas desta vez o milho vai ocupar mais da metade da área.

“Já é uma rotação de cultura para fechar os talhões e para no final das contas também ter um melhor preço de venda final” justificou Backes.

Ele não é o único que aposta no milho. De acordo com a Secretaria de Agricultura, a área vai aumentar em todo o Estado. Na região de Cascavel, deve passar de 60 mil para cem mil hectares. Os agricultores já começaram a comprar os insumos para o plantio que começa em setembro. A mudança nos planos mexeu principalmente com o mercado de sementes.

Por enquanto as sacas de semente de milho ficam armazenadas. Elas serão entregues aos produtores até o fim do mês. Em uma cooperativa da região o estoque já está quase todo vendido. O aumento nas vendas é de 35% em relação ao mesmo período do ano passado.

Uma loja está recebendo pedidos de reserva. Dependendo da encomenda os agricultores já não encontram mais o que procuram.

“Faltam algumas variedades de milho de alta tecnologia, que têm um custo bastante alto e não há grandes quantidades de semente colhidas. O agricultor está pensando exatamente nessas variedades” explicou Lírio Guerra, dono da loja.

O Paraná é o Estado que mais produz milho no país.