Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aquafair discute rumos da aqüicultura brasileira

IV Seminário Internacional de Aqüicultura, Maricultura e Pesca discute oportunidades e desafios em prol de uma produção sustentável. O evento é realizado em conjunto com a AveSui 2008.

Redação (16/04/2008)- O mercado aqüicola brasileiro trabalha com previsões de novos e positivos horizontes nos próximos anos. A recente notícia sobre a instalação no interior do Paraná de um frigorífico especializado no abate de peixes está aquecendo o mercado produtor. Avicultores e suinocultores que antes apostavam em uma única atividade, agora vêem a possibilidade de diversificar e aumentar a rentabilidade da propriedade, ficando menos suscetível às oscilações do mercado.

Apostando na aqüicultura como forma de diversificação e agregação de valor à propriedade pecuária, a Feira de Aqüicultura, Maricultura e Pesca (Aquafair), promovida entre 13 e 15 de maio no Centro de Convenções de Florianópolis (SC), sediará o IV Seminário Internacional de Aqüicultura, Maricultura e Pesca, reunindo os principais especialistas do setor.

Abrindo a programação, na terça-feira (13/05), o membro da secretária Especial de Aqüicultura e Pesca e coordenador do seminário Felipe M. Suplicy explanará a atual conjuntura da aqüicultura industrial brasileira e as perspectivas para o negócio.

No dia seguinte (14/05), será a vez de Rodrigo Roubach, da World Aquaculture Society (WAS). No papel de debatedor, o especialista comandará o ciclo de palestras “Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura Brasileira”. Na ocasião, serão apresentados diversos modelos para o desenvolvimento de uma aqüicultura sustentável e produções segmentadas, como a carcinocultura e aquaponia (cultivo integrado entre peixes e verduras).

Entre os convidados, estarão o engenheiro coordenador do Instituto GIA (Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais) Marcelo Acácio Chammas, o pesquisador da Universidade Federal do Paraná Antônio Ostrensky Neto e o pesquisador da Universidade Estadual Paulista Wagner Cotroni Valenti, além de Werner Jost (Camanor Produtos Marinhos) e Manuel dos Santos Pires Braz Filho (Abracoa).

Já na quinta-feira (15/05), o Doutor em Oceanografia pela Université D’Aix Marseille II e professor da Universidade Federal de Santa Catarina Vinicius Ronzani Cerqueira, comandará o ciclo de palestras “Piscicultura Marinha no Brasil: Oportunidades e Desafios”, com relatos de experiências e apresentações de técnicas de cultivo bem-sucedidas.

Para este ciclo, foram convidados o PhD em Biologia Molecular e Engenharia Genética Arnaldo Silva Junior, o gerente da TWB S/A Luis Eduardo Anchieta da Silva, o pesquisador da APTA Leste Paulista João Donato Scorvo Filho, o diretor do núcleo de pesquisa e desenvolvimento do Instituto de Pesca de São Paulo Eduardo Gomes Sanches, e Ronaldo Cavalli, Doutor em Aqüicultura pela Rijksunivers.

“Alguns dos principais especialistas da aqüicultura do país participarão do Seminário, trazendo o que há de mais avançado em conhecimento, pesquisas e trabalhos do setor. O futuro dessa atividade é extremamente promissor e é fundamental que o produtor esteja preparado para acompanhar essa evolução”, explica Alexandre Aidar, diretor de comunicação da Gessuli Agribusiness, que promove a feira.

Peixes, aves e suínos – A Aquafair acontecerá em paralelo com a 6ª Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (AveSui), única feira do continente a unir todos os segmentos da avicultura e suinocultura. Em um único espaço, mais de 250 empresas dos vários setores da cadeia produtiva – entre elas, 48 empresas estrangeiras – trarão o que há de mais avançado em avicultura, suinocultura e aqüicultura. De acordo com a organização, mais de 20 mil visitantes (10% deles, estrangeiros) são esperados no espaço. 

· Mais informações sobre a AveSui e a Aquafair pelo telefone (11) 2118-3133, pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.avesui.com.br e www.aquafair.com.br.