Redação AI 18/10/2004 – Artistas plásticos, escultores, profissionais liberais, professores de arte, fotógrafos e até tatuadores. Esse é o perfil dos participantes do I Concurso Ovo Forte para Artistas. Entre junho e agosto nada menos do que 165 profissionais de várias partes do País tomaram a iniciativa de inscreverem-se no concurso, que oferece ao 1o colocado viagem de uma semana à África do Sul, oferecida pela South African Airlines e pela Pé Forte, um dos maiores criatórios de avestruzes do Brasil e organizadora do concurso. O 2o e o 3o colocados ganharão, respectivamente, R$ 2.000,00 e R$ 1.000,00 em materiais de pintura.
“Ficamos surpresos, mas extremamente satisfeitos com a repercussão do concurso em todo o País, o que prova que estamos no caminho certo para a valorização do artista brasileiro e difusão da arte em ovos de avestruz, uma técnica tão conhecida no exterior, como na África do Sul e Israel, mas pouco difundida no Brasil”, afirma Joel Wolff, diretor da Pé Forte e idealizador do concurso.
No ano passado, a Pé Forte já realizou o primeiro concurso do gênero, voltado unicamente para estudantes de artes da cidade de São Paulo. A iniciativa reuniu 89 participantes. Em 2004, o evento ganhou abrangência nacional e atraiu profissionais de 10 estados brasileiros. Estão representados no Concurso Ovo Forte artistas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.
EXPOSIÇÃO E LEILÃO As obras inscritas no concurso serão expostas em novembro, em São Paulo. Uma comissão de grandes conhecedores de artes escolherá os melhores trabalhos. Após a premiação, todas as obras serão leiloadas pelo site da Pé Forte (www.peforte.com.br) e a renda líquida obtida será revertida ao Projeto Felicidade, que atende crianças carentes portadoras de câncer (www.felicidade.org.br).