Redação (26/03/2008)- O aumento do consumo da carne suína é um dos focos de trabalho da Cargill Nutrição Animal – Purina que firmou parceria com a ABCS – Associação Brasileira dos Criadores de Suínos -, com o objetivo de estimular o crescimento do setor no país. “A conscientização do consumidor brasileiro sobre a qualidade e os benefícios da carne suína e o conseqüente aumento do seu consumo são importantes para movimentar toda a cadeia”, explica o gerente de produtos para suínos, Juan Ruiz. A suinocultura representa cerca de 40% do volume total de negócios da empresa no mundo, e aproximadamente 12% no Brasil, entre rações, concentrados, núcleos e premix.
A carne suína representa apenas 15% do consumo total pelos brasileiros, número muito inferior aos 34% da carne de frango e 51% da bovina. Este ano, a Purina tem um projeto para realizar 12 workshops por todo o país, sobre o Desenvolvimento da Suinocultura e vai encampar a campanha “Um novo olhar sobre a Carne Suína”, desenvolvida pela ABCS. Segundo o presidente da Associação, Rubens Valentini, “além de ser uma das maiores produtoras do setor, a Purina tem uma posição moderna, imprescindível na atualidade e muito importante para nós”.
A campanha visa aumentar em três anos o consumo anual de carna suína no Brasil em 2kg per capita, por meio da disseminação no varejo de novos cortes de suíno, concebidos a partir das exigências do mundo contemporâneo: carne moída, bife de alcatra, medalhões de filé mignon, entre outros, todos oferecidos sem a camada superficial de gordura. Engajada, o primeiro passo da Purina é trabalhar a campanha da ABCS internamente no grupo. “Temos cerca de 25 mil funcionários no Grupo Cargill. Por isso, vamos começar com eles essa disseminação e construção de uma nova cultura”, ressalta Juan Ruiz.