Redação (31/03/2008)- O grupo Avepar – Aves do Parque, fornecedor de pintinhos de um dia para as principais empresas avícolas do Sul do país, apresenta na próxima semana o projeto do novo frigorífico que será reconstruído em Abelardo Luz, Santa Catarina. O empresário Celso Matiollo vai reunir parceiros do empreendimento e imprensa para apresentar o projeto da moderna planta de abate, projetada para atender às demandas ambientais e de segurança alimentar dos principais mercados importadores.
A apresentação do novo projeto será feita durante a ExpoFemi 2008, expofeira agropecuária realizada em Xanxerê, cidade sede da empresa. Segundo Matiollo, o nível tecnológico de automação do frigorífico pode ser comparado aos mais modernos do mundo, o que assegura a qualidade e competitividade da carne produzida.
O frigorífico da Avepar, reconstruído no município de Abelardo Luz, Oeste de SC, será uma das mais modernas unidades de abate de aves do país e deve ter as obras concluídas ainda este ano. “Além das adequações de biosseguridade e boas práticas de fabricação, a empresa vai investir no aproveitamento de vísceras e resíduos da agroindústria para produção de energia a partir de biomassa e biodiesel” destacou Matiollo. O novo projeto segue as linhas e dimensões do frigorífico inaugurado no ano passado e destruído em um incêndio em dezembro de 2007.
Com quase duas décadas de tradição e qualidade na produção de pintinhos de um dia e aves comerciais para a agroindústria, a Avepar vai passar a industrializar a carne produzida pelos parceiros, em um abatedouro com capacidade para abater cerca de 10 mil aves por hora. O empreendimento vai ocupar a mesma área de cerca de 270mil m², e quando estiver em funcionamento deve gerar mais de 1.500 empregos diretos e 1500 e empregos indiretos. De acordo com Matiollo a área coberta de 15 mil m² vai abrigar a unidade frigorífica e unidades de apoio que seguem os mais rigorosos conceitos de qualidade. Além disso, futuramente a unidade irá processar a gordura animal produzida na linha de abate, aproveitando os efluentes e transformando em biodiesel.
De acordo com o empresário, a nova unidade de abate de Abelardo Luz será projetada para a habilitação internacional e exportação “Projetamos este abatedouro para atender às mais rígidas regras de bem estar animal, meio ambiente, qualidade do produto e ergonomia dos colaboradores. Nossas instalações foram projetadas para atender as exigências do mercado externo como União Européia, países muçulmanos e demais países” destaca Matiollo.
Durante a ExpoFemi, a Avepar que é responsável por 1% da produção nacional de pintinhos, vai divulgar os números do incubatório e prazos para a conclusão da obra.