Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aviário Modelo

Embrapa Suínos e Aves apresentou um aviário modelo em termos de biosseguridade, montado em parceria com empresas privadas, na Tecnoesse 2007.

Redação (16/02/07) –  A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, foi um dos destaques da sexta edição do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense (Tecnoeste 2007), realizado entre 14 e 16 de fevereiro. A unidade apresentou aos cerca de 12 mil produtores rurais que passaram pela feira de tecnologia soluções como o suíno light MS60, uma proposta de cisterna para a utilização da água da chuva em propriedades que criam aves ou suínos e um aviário modelo em termos de biosseguridade, montado em parceria com empresas privadas.

O Tecnoeste 2007 repetiu a fórmula dos shows tecnológicos rurais que são realizados em cidades como Cascavel (PR) e Não-me-Toque (RS). Tudo o que é mostrado no evento se relaciona diretamente com a produção e busca apontar um caminho mais rentável ao produtor. Apesar de usar a palavra show, feiras como o Tecnoeste são dedicadas exclusivamente ao trabalho. Tanto que a visitação é encerrada às 18h e as grandes atrações são plantações, máquinas agrícolas e animais.

O estande montado no Tecnoeste contou ainda com a participação da Embrapa Trigo, que apresentou sementes de milho, feijão, triticale, trigo e soja, e da Embrapa Uva e Vinho, que mostrou ao público cultivares de uvas sem sementes e de uvas para processamento. É muito importante contar com a presença da Embrapa em eventos como esse. Assim, conseguirmos aproximar ainda mais a pesquisa agropecuária do produtor, disse o secretário da Agricultura de Santa Catarina, Antônio Ceron, que visitou o estande da Embrapa no dia 14 de fevereiro.

O aviário modelo presente no Tecnoeste 2007 chamou a atenção de muitos produtores. A proposta mostrou quais os procedimentos que devem ser seguidos para que o produtor não veja ameaçada a sanidade do plantel de aves. É recomendado, por exemplo, que o aviário seja cercado e que na entrada exista um escritório com vestiário. Quem entrar no aviário precisa usar uma roupa especial, explicou o técnico Levino Bassi, da Embrapa Suínos e Aves, um dos responsáveis pela demonstração do aviário modelo. Outro cuidado é a utilização de uma tela lateral no aviário que não permita a entrada de animais silvestres.