Redação (14/05/2008)- Cerca de 20 autoridades avícolas, representando os Estados brasileiros, participaram da Reunião Plenária da União Brasileira de Avicultura (UBA), realizada na tarde desta quarta-feira (14/05), dentro da AveSui, em Florianópolis (SC).
Clóvis Puperi, diretor executivo da UBA, abriu a reunião falando sobre o problema recente no controle do peso líquido do frango congelado vendido no varejo. “Uma nova normativa deve ser criada para o assunto, porém, a UBA apenas acompanhará os fatos e manterá o setor informado, deixando as principais decisões sobre o assunto para o mercado varejista”, explicou.
Logo após, uma discussão mais calorosa foi iniciada, devido às prováveis mudanças das normas de trabalho em frigoríficos, que incluem jornada trabalhista, período de descanso e temperatura de local de trabalho. Os representantes das associações estaduais ressaltaram que a situação de cada local é muito particular para serem inclusos
Ariel Mendes, presidente da Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA) e vice-presidente Técnico Científico da UBA, ministrou uma pequena apresentação em que destacou um projeto piloto de compartimentação, aprovado pela OIE e que deve ser introduzido até setembro de 2008 e financiado pelo Banco Mundial. Também falou sobre procedimentos de importação de material genético para avicultura, GTA eletrônico e sobre um programa de rastreabilidade mais específico para a avicultura.
Avestruz e mercado
Mendes informou que o setor estrutiocultor está finalizando seu Plano Nacional de Controle de Resíduos (PNCR), para, finalmente, poder exportar carne de avestruz para a Europa. Finalizando a reunião, foi feita uma rápida análise de mercado pelos representantes dos Estados brasileiros, em que foi conferida a situação uniforme e típica, sendo mantida a projeção de 5% de crescimento para o setor avícola em 2008.