Redação (19/03/2008)- Reunidos nesta terça-feira, dia 18, dirigentes da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) avaliaram a situação do setor diante da alta dos custos e também a grande procura de carne de frango por parte de representantes de importadores do Oriente Médio. “A perspectiva é de que se inicie ainda neste semestre uma série de operações de exportação de carne de frango para ampliar as vendas a alguns países do Oriente Médio”, informou o secretário-executivo da entidade, José Eduardo dos Santos.
Atualmente, o o RS exporta 29% da produção para o Oriente Médio e os principais compradores são Arábia Saudita, Barein, Catar, Emirados Árabes, Iemen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Omã, Tadisquistão, Turcomenistão, Turquia, e Uzbequistão. "A persistir a alta dos insumos, milho, soja e outros complementos ração do frango e mesmo com o dólar em queda, a tendência será intensificar as exportações para amenizar os prejuízos”, diz o secretário-executivo.
Segundo ele, a avicultura brasileira já está reduzindo a produção e, em alguns casos, a retração chega a 25% o que vai impactar na oferta no mercado interno.
"A avicultura gaúcha está passando por um momento delicado, mas estamos cientes de que esta redução da produção e o redirecionamento em larga escala para o mercado externo, deverá estabilizar o mercado, valorizando a carne de frango em sintonia com o custo dos grãos " , afirma José Eduardo dos Santos.