Joanes Santi, Roberto Pelle, Edésio Brandalise e Vitor Hugo Brandalise, da área Técnica da Avita |
Redação (16/04/2008)- A região do Planalto Norte de Santa Catarina, que reúne cidades como Itaiópolis, Mafra e Papanduva, vem se destacando por ser uma área propícia para a agropecuária, especialmente para a avicultura. A localidade é grande produtora de grãos – com volumes anuais de 8 milhões de sacas de milho e 5 milhões de sacas de soja -, possui enorme potencial hídrico, disponibilidade de mão-de-obra e logística de transportes atrativa (fica próxima à BR 116 – e de outras rodovias chave – e dos principais portos do Sul do Brasil).
Por tudo isso, um grupo de técnicos e empresários investiu cerca de US$ 20 milhões na região com a criação e construção da Indústria Avícola Itaiópolis (Avita), no município de Itaiópolis, distante
Segundo Santi, a planta da Avita, uma das mais modernas do País e construída dentro das exigências ambientais e de segurança alimentar, está projetada para abater 300 mil aves por dia. Volume que o diretor estima atingir já em 2009. Por enquanto, toda a produção da empresa é destinada ao mercado interno. No entanto, Santi revela que os planos da Avita estão voltados para o mercado internacional de carne de frango. “O nosso grande objetivo é o mercado externo”, reforça o diretor.
Atualmente, a empresa gera 200 empregos diretos em Itaiópolis e região. Quando o frigorífico atingir a sua capacidade plena de 300 mil aves por dia, o número de vagas deverá subir para 1500. O município de Itaiópolis conta hoje com pouco mais de 20 mil habitantes.