Redação (25/03/2008)- A BASF tem planos para investir 200 milhões de euros entre 2008 e 2012. A maioria desses investimentos será destinada à modernização e expansão de seus processos produtivos e manutenção de infra-estrutura na América do Sul. A região representou aproximadamente 5% das vendas do Grupo BASF em 2007. Na América do Sul, a BASF conta com cerca de 5 mil colaboradores. A BASF tem presença ativa nos seguintes países sul-americanos:
Argentina Equador
Bolívia Paraguai
Brasil Peru
Chile Uruguai
Colômbia Venezuela
Brasil
Hoje, existem aproximadamente 3.300 colaboradores no País. A empresa atua nos segmentos de químicos, poliestireno e outros plásticos, poliuretanos, nutrição animal, química fina (cosméticos, farmacêuticos, nutrição humana), proteção de cultivos, químicos de performance, polímeros funcionais, tintas imobiliárias (marca Suvinil), tintas para Fabricantes de Equipamentos Originais (OEM), tintas para repintura automotiva, Catalisadores e Químicos para Construção.
Inovações
Durante os dias 03 a 06 de março, a BASf apresentou na Marketplace of Innovations, em São Paulo (SP), soluções inteligentes para proteção climática e eficiência energética, além de plástico biodegradável desenvolvido no País. O EcobrasTM, um plástico biodegradável, compostável e de fonte renovável, foi desenvolvido pela BASF S.A. em parceria com a filial brasileira da Corn Products International. Sua composição alia Ecoflex (plástico biodegradável e compostável da BASF) com um polímero vegetal a base de milho. Por ter em sua composição mais de 50% de matéria-prima de fonte renovável, ajuda a balancear o ciclo de carbono ao equilibrar o tempo de produção do plástico ao seu consumo e decomposição. Pode ser aplicado na produção de filmes em geral, e também em peças injetadas, como tubetes para reflorestamento, além de embalagens e sacolas plásticas.
Outros Segmentos na Indústria
A BASF apresenta soluções inovadoras, que geram oportunidades de negócios nos mais diversos setores do mercado como:
· Biotecnologia Branca – A biotecnologia branca – também denominada Biotecnologia Industrial – utiliza microorganismos e enzimas para aplicações industriais ou para produção de enzimas. Novos métodos e processos contribuem para a produção destes produtos com mais eficiência e menor consumo de recursos quando comparados aos processos convencionais.
· Nanotecnologia – É uma das mais importantes tecnologias do século XXI. A utilização da nanotecnologia para desenvolvimentos inovadores fortalece a competitividade da BASF e abre novas oportunidades de mercado. Um exemplo é o Ultradur High Speed, um plástico de engenharia para a produção de componentes plásticos de moldes injetados, possibilitando eficiência energética e redução de custo.
· Redução de emissão de CO2 – A BASF oferece tecnologia com eficiência energética e produtos para seqüestro de dióxido de carbono (CO2) do gás natural. O intuito é desenvolver solventes e processos altamente eficientes e operacionalmente estáveis. A mais recente tecnologia que se pretende implementar é o seqüestro de CO2 para as unidades produtivas que se utilizam de energia a partir da queima de combustível fóssil.
· Laboratório de Inovação Conjunta – Inaugurado em 2006 na Alemanha, atua na pesquisa e desenvolvimento de materiais ativos orgânicos para Diodos Orgânicos de Emissão de Luz (OLEDs) e Fotovoltaicos Orgânicos (OPV).
· Célula Combustível – A Célula Combustível da BASF é nova na indústria – com muitos anos de experiência e ilimitado know-how tecnológico. Oferece um portfólio singular de soluções materiais, permitindo células combustíveis melhores e com elevado grau de custo-benefício.