Redação (05/05/2008)- Líder no mercado internacional de equipamentos para criação de aves e suínos, a Big Dutchman comemora 70 anos e traz para o Brasil a tecnologia mundial em alimentação líquida para suínos, além do sistema de ventilação computadorizada. Os lançamentos serão apresentados na AveSui América Latina 2008, Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos, que acontece de 13 a 15 de maio, em Florianópolis. Em paralelo à feira, a Big Dutchman celebra as sete décadas da empresa com um evento no Floripa Music Hall, no dia 14, com a presença do compositor e intérprete Renato Teixeira. As atividades em homenagem ao aniversário também vão acontecer na Alemanha, em julho, reunindo colaboradores e familiares do grupo.
Com 22 empresas no mundo e sete centros regionais, localizadas na Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Malásia, China, Rússia e África do Sul, a Big Dutchman é a responsável por desenvolver o primeiro comedouro automático para aves, em 1938. Obra dos seus fundadores, produtores de frango Jack e R.A. Dewit, que precisavam alimentar centenas de aves. As atividades começaram nos Estados Unidos, onde a Big Dutchman desenvolveu uma linha completa de produtos para criação de aves.
– Criação de aves com o primeiro comedouro automático do mundo – 1938
Na década de 80, o controle acionário foi transferido para a Alemanha. Nascia a Big Dutchman Inc., que incorporava a linha de produtos de suínos à já existente para aves.
No Brasil, em 2001, a Big Dutchman adquiriu a estrutura da Avimec, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. A partir da aquisição da fábrica no Brasil, o mercado nacional e também o Mercosul passaram a contar com uma empresa que continuou a fabricar os produtos da marca Avimec e incorporou diversos equipamentos da linha Internacional Big Dutchman. São 40 representantes que atuam nas regiões produtores de aves e suínos de todo o Brasil.