Redação AI (31/01/06) – O BNDES aprovou financiamento de R$ 15,6 milhões para a Cooperativa Agroindustrial Lar implantar granjas de matrizes de frangos para a produção de 57 milhões de ovos férteis por ano nos municípios de Santa Helena e Matelândia, no Estado do Paraná. Com investimento total de R$ 26,4 milhões, o projeto prevê ainda a ampliação da capacidade produtiva do incubatório para 170 mil pintos/dia. O projeto deve gerar 190 novos empregos diretos.
No âmbito do Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop), o empreendimento visa à ampliação da área de atuação da cooperativa, com a verticalização da avicultura e a produção própria de pintinhos para a engorda. A unidade de produção de pintinhos vai garantir matéria-prima para os aviários dos produtores integrados, favorecendo a qualidade final do frango, além da redução de custos.
A Cooperativa Agroindustrial Lar, com 7.693 cooperados e 3.467 empregados, é uma cooperativa de produção que atua nos setores agrícola e pecuário, bem como no ramo agroindustrial, na produção e comercialização de alimentos. Sua atuação alcança as regiões do oeste do Paraná e de Santa Catarina, o sul do Mato Grosso do Sul e o Paraguai, em áreas próximas à fronteira com o Brasil, por meio de sua controladora Lar Paraguai.
A estrutura fundiária de seus cooperados é composta da seguinte forma: 53% de mini e pequenas propriedades rurais (até 20 hectares), 32% de médias propriedades (de 21 a 60 hectares), e 15% de grandes propriedades (acima de 60 ha ). Atualmente a cooperativa conta com 450 aviários no sistema de produtores integrados, os quais recebem o pintinho de um dia para criação a engorda.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a Cooperativa Agroindustrial Lar é a segunda cooperativa do Paraná em exportações de carne de frango e de soja. O agronegócio brasileiro representa 30% do PIB e 40% das exportações do País. Os complexos carne e soja respondem, juntos, por 42% das vendas externas do setor.