Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil e China discutem facilitação do comércio Bilateral

Missão chinesa é ampliar as vendas, com a abertura do mercado brasileiro para carne termoprocessada de suínos e aves.

Redação (07/03/06) – O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Célio Porto, está em Pequim (China), onde chefia, até sexta-feira (10/03), uma missão brasileira que irá discutir a facilitação do comércio bilateral. Na oportunidade, deverá ser assinado um memorando de entendimentos com o Ministério da Quarentena da China.

Nas negociações, o Mapa solicitará a certificação definitiva para exportação de soja brasileira geneticamente modificada. Hoje, a certificação para a soja transgênica brasileira exportada para a China é feita anualmente. A missão brasileira também irá discutir o comércio de carne suína e sub-produtos entre os dois países.

“O protocolo a ser assinado com o Ministério da Quarentena chinês tem como objetivo expandir a troca de informações, cooperação e negociações comercias”, explicou a coordenadora de Acordos Bilaterais do Mapa, Denise Euclydes Mariano. A coordenadora integra a missão brasileira em Pequim, além do coordenador de Trânsito e Quarentena Animal, Luiz Felipe Ramos Carvalho.

A China tem atualmente 119 estabelecimentos habilitados a exportar tripas suínas para o Brasil. A intenção dos chineses é ampliar as vendas, com a abertura do mercado brasileiro para carne termoprocessada de suínos e aves. No ano passado, o Brasil exportou para a China US$ 3,5 milhões de carne suína “in natura” e miúdos suínos para o mercado chinês.

Missão chinesa Paralelamente à ida da delegação brasileira a Pequim, chegou hoje ao Brasil uma missão chinesa que visitará estabelecimentos produtores de carnes de aves e bovina. A delegação ficará no País até o dia 29 de março e deverá visitar frigoríficos nos municípios de Guapiaçu (SP), Uberlândia (MG), Dourados e Sidrolândia (MG), Rolância, Lapa, Cafelândia, Palotina, Matelândia, Nova Veneza (SC), Caxias do Sul, Corrêa, Passo Fundo, Lajeado, Montenegro e Bagé (RS).