Redação (20/02/2008) – Uma missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) embarca, nesta quarta-feira (20), para Caracas (Venezuela), para estabelecer negociações e superar restrições ao comércio bilateral. Chefiado pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio (SRIA), Célio Porto, o grupo se reunirá com autoridades e entidades comerciais, buscando identificar oportunidades para ampliar os vínculos comerciais entre os dois países.
Os representantes brasileiros serão recebidos por autoridades dos ministérios venezuelanos de Indústrias Leves e Comércio, da Agricultura e Terra e da Alimentação. A missão pretende identificar entraves burocráticos e enfatizar a necessidade de suprimir barreiras técnicas no comércio entre os dois países. Entre os temas de interesse para o Brasil estão: a morosidade no pagamento das exportações feitas por empresas brasileiras, o estreitamento de relações com os órgãos que administram as compras para programas sociais, a habilitação de novos estabelecimentos para exportação e a retirada oficial de restrições às exportações de carnes, animais vivos e produtos lácteos, ainda existentes por conta dos focos de febre aftosa de 2005, além da exigência de certificação sanitária para o óleo de soja.
Célio Porto afirmou que a visita abrirá canais para estimular a aproximação de exportadores e importadores dos dois países, incluindo a organização de futura missão comercial à Venezuela. “Estreitar as relações institucionais e comerciais com os principais clientes do agronegócio brasileiro é uma das diretrizes da SRIA/Mapa para 2008, pois não podemos procurar nossos compradores apenas quando há problemas ou desentendimentos”, enfatizou o secretário. A Venezuela foi o país para o qual mais cresceram as exportações do agronegócio brasileiro nos últimos cinco anos: 684%. Pelos dados de janeiro de 2008, o país ocupa o 11º lugar entre os principais destinos das exportações nacionais.
Compromisso – A ida da missão brasileira à Venezuela foi um compromisso assumido pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em dezembro do ano passado, quando esteve naquele país com o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, o representante do Ministério de Indústrias Leves e Comércio apresentou a Stephanes uma lista de produtos que a Venezuela tem interesse em importar do Brasil.
Embrapa – As relações bilaterais entre Brasil e Venezuela ficarão ainda mais fortes com a inauguração, em Caracas, de um escritório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), prevista para março. O objetivo é promover a cooperação técnica para fortalecer a agricultura familiar venezuelana, especialmente os produtos alimentares e agroindustriais (milho, soja e mandioca) e os sistemas pecuários mistos sustentáveis (avicultura, suinocultura, apicultura, e gado de leite).