Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasileiros participam de discussão sobre biocombustiveis em Washington

O encontro aconteceu em Washington, de 3 a 7 deste mês, com a coordenação do Brasil.

Redação (14/03/2008)- Um padrão internacional físico-químico para o etanol e o desenvolvimento de estudos conjuntos sobre os biocombustíveis foram discutidos durante o Fórum Internacional dos Biocombustíveis, do qual fazem parte o Brasil, Estados Unidos, União Européia, África do Sul, Índia e China. O encontro aconteceu em Washington, de 3 a 7 deste mês, com a coordenação do Brasil.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi representado no Fórum pelo secretário de Produção e Agroenergia, do Manoel Bertone, e o diretor do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia, Alexandre Strapasson, em reuniões e outros eventos sobre o biocombustível. O fórum foi criado em março do ano passado com o objetivo de consolidar o mercado internacional de biocombustíveis, especialmente do etanol.

Na sede do Departamento de Agricultura de Estado Americano (USDA, sigla em inglês), a delegação brasileira deu andamento ao Memorando de Entendimento entre Brasil e Estados Unidos na área de biocombustíveis.   A iniciativa privada também esteve presente. Segundo o diretor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia, já existe uma série de cooperações técnicas e de apoio a outros países no âmbito desse memorando. “Brasil e Estados Unidos são líderes mundiais na produção e consumo de etanol e trabalham juntos na criação de um grande mercado internacional para esse combustível”, informa o diretor.  O secretário e o diretor também se reuniram com o subsecretário da USDA, Mark Keenum, para tratar da comercialização de etanol entre Brasil e EUA.

 Na Conferência Internacional de Energias Renováveis de Washington (Wirec 2008, sigla em inglês), realizada entre os dias 4 e 6, o secretário Manoel Bertone, como representante do governo brasileiro, falou sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis e sobre a liderança brasileira na área de energias renováveis. A Wirec 2008 contou com a presença do Presidente George W. Bush, dentre outras autoridades, Vários eventos paralelos à conferência e feira de negócios, tiveram participação intensa do setor privado brasileiro. 

 Representantes do Itamaraty, Mapa, Ministério da Ciência e Tecnologia e da Unicamp também participaram do encontro da Parceria Global de Bioenergia (GBEP, sigla em inglês), nos dias 6 e 7, em que os biocombustíveis como alternativa aos combustíveis fósseis no combate ao aquecimento global  foi um dos temas.