Redação (24/06/2008)- Será lançada na próxima quarta-feira (25/06) a campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Espírito Santo. O objetivo da campanha é reformatar a oferta de carne suína no Estado. A princípio, a campanha será realizada no supermercado Perim, no centro da cidade de Cachoeiro.
A idéia é estimular o consumo da carne por meio de novos cortes. Além de mostrar novas formas de preparo do produto e “tirar” da cabeça do consumidor a marginalização que o produto sofre em relação à qualidade e aspectos nutricionais e de saúde.
O motivo do início da campanha na Região Sul Capixaba se deve ao apoio dado pelos suinocultores e proprietários de frigoríficos da região. “A colaboração do setor suinícola é fundamental para a realização da campanha. Precisamos do apoio de todos os suinocultores e proprietários de frigoríficos para obtermos sucesso em todo o Estado”, afirma o secretário executivo da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES), Nélio Hand.
No supermercado Perim será montando um stand com equipamentos de degustação e folhetos com receitas a base de carne suína. Uma funcionária ficará a disposição para tirar dúvidas e oferecer carne para degustação. O especialista em cortes de carne, Daniel Furtado, fará um treinamento para açougueiros, funcionários de supermercados e produtores da região. Ele mostrará como fazer cortes atrativos aos consumidores.
A professora da Unicamp Neura Bragagnolo e o diretor de marketing da Associação Brasileira dos Criadores dos Suínos (ABCS), Fernando Barros, realizarão palestras a médicos e nutricionistas da região. A idéia das palestras é mostrar que a carne suína é saudável e que pode ser incluída em dietas e cardápios de restaurantes e escolas e até hospitais.
O presidente da ABCS, Rubens Valentini, disse que em estados onde o programa foi implantado a venda da carne suína aumentou mais de 100%. “Em um supermercado de Brasília, onde implantamos o programa, as vendas de carne suína aumentaram incríveis 210%. Isso comprova o resultado da campanha”, afirmou Valentini.
Como funciona o programa
A campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” mostra, por meio de pesquisas de algumas das principais universidades do país, os valores nutricionais da carne suína. Diferente do que muitos pensam, um bife suíno tem menos colesterol do que um bife de boi ou frango, por exemplo.
“Queremos mostrar para a população que comer carne suína é saudável. Em uma pesquisa realizada em 2004, 49% dos brasileiros responderam que preferem o sabor da carne suína a outras carnes. Então temos que estimular o consumo com campanhas de marketing”, disse Valentini.
Outro ponto fundamental para o sucesso do aumento das vendas é novos cortes da carne. Os novos cortes foram classificados em cinco categorias: cortes magros, série forno, série grill, série churrasco e corte universal. A idéia é estimular o consumidor a comprar o produto mais apresentável nas gôndolas dos supermercados.
“O consumo de carne suína per capita no Brasil é de 13,1 quilos de por ano. Queremos aumentar esse índice em pelo menos três quilos até 2010. Para se ter uma idéia, na Áustria esse consumo chega a 76 quilos por ano”, informou Barros.
O projeto piloto foi lançado há dois anos no Mato Grosso, mas o projeto já foi desenvolvido nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal. O Sebrae do Espírito Santo está apoiando o programa no Estado. De acordo com o secretário executivo da ASES, Nélio Hand, o maior desafio é mudar a característica do produto e melhorar o mercado capixaba.
Programação:
Palestra: Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína
Palestrante: Fernando Barros – Diretor de Marketing da Associação
Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)
Palestra: A Importância da Carne Suína na Alimentação Humana
Palestrante: Dra. Neura Bragagnolo – Professora Associada DCA-FEA-
UNICAMP (SP)
Data: 25 de junho
Horário: 18h30m
Local: Restaurante Belas Artes – Praça Jerônimo Monteiro, nº 77, Centro, Cachoeiro de Itapemirim
Público alvo: Autoridades, formadores de opinião, profissionais das áreas de saúde, educação e do setor (convidados)
Palestra: Lançamento da Campanha e degustação
Palestrante: Fernando Barros – Diretor de Marketing da Associação
Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) (SP)
Data: 26 de Junho
Horário: 17h30m
Local: Restaurante Belas Artes – Praça Jerônimo Monteiro, nº 77, Centro, Cachoeiro de Itapemirim
Treinamento de novos cortes
Treinador: Daniel Furtado (SP)
Data: 25 e 26 de junho
Local: Auditório do Supermercado Perim
Publico Alvo: Açougueiros e profissionais do setor