Redação (02/06/2008)- No assentamento do município de Gurinhém, metade das terras foi cultivada com milho.
Geraldo Silva plantou no fim de março e espera colher nos próximos dias. “Este ano, graças a Deus, até aqui a chuva vem caindo em uma normalidade muito boa, a lavoura está tendo um desenvolvimento excelente e a nossa expectativa é ter uma safra muito boa”, diz Geraldo Silva, agricultor.
Este ano a chuva castigou grande parte da Paraíba e fez os agricultores do sertão perderem metade das lavouras, mas no agreste do estado, a chuva chegou na dose certa. O milho do São João está garantido e a expectativa é colher, em média, 1800 quilos por hectare.
“Para este ano, a nossa expectativa é de safra recorde, em toda a região. A expectativa de produção é acima da média. Nos últimos anos ela têm sido entre 1200 e 1500 quilos e este ano nós vamos superar e atingir acima de 1800 até 2000 quilos por hectare”, garante Geogles da Rocha, agrônomo – EMATER.
Os agricultores estão animados com a qualidade das plantas e das espigas. A maior parte do que for colhido deve ficar com as famílias do assentamento e o restante deve ser vendido para feiras da região.