Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Chuvas ajudam desempenho da safra de verão

Números devem repertir o feito do ano passado.

Redação (19/02/2008)- As chuvas ocorridas nesta semana foram benéficas para as lavouras de verão. Mesmo com a seca em pontos do Estado, as precipitações esparsas levaram umidade às plantas que estão na fase crítica de floração e enchimento de grãos como soja (87%) e milho (39%). "Está quase dando para repetir a colheita do ano passado", projeta o agrônomo da Emater Dulphe Machado Neto. Em Rio Grande, por exemplo, a precipitação, apesar de intensa, foi bem recebidas. "A chuva foi boa para a agricultura e pecuária. Ficou dentro da previsão e não houve estragos. Esperamos que se mantenha nesse índice. Até o fim do mês, não precisa chover mais", disse o secretário de Agricultura Adinelson Troca.
Contudo, a previsão é que as chuvas continuem ocorrendo. Segundo o coordenador do 8º Distrito de Meteorologia, Solismar Prestes, o clima se manterá chuvoso até terça ou quarta-feira, principalmente nas regiões centrais e do Norte do Estado. Conforme a Emater, as previsões vêm ao encontro da necessidade das lavouras das Missões, Fronteira Oeste e Campanha.
No domingo e na terça-feira, a prejeção é que as precipitações cheguem à Metade Sul. "São chuvas regulares e com períodos de sol alternados", diz Prestes. A região, tradicional produtora de arroz, enfrenta um período de sensibilidade à queda de temperatura, pois 62% das lavouras estão em fase de floração e enchimento de grãos, que definem o potencial produtivo da cultura.