Redação (30/04/2008)- Dia de Campo na TV traz na sexta feira, 2 de maio, o tema "Controle da circovirose suína". O programa vai ao ar pelo Canal Rural (NET/SKY) à partir das 9h e é reapresentado no domingo (4) às 8h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia – SC), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O controle da circovirose suína depende de uma série de medidas a serem adotadas como rotina dentro da propriedade. O alerta é do pesquisador Nelson Morés, da Embrapa Suínos e Aves. "A circovirose é uma das doenças da suinocultura que mais cresceram no mundo inteiro, nos últimos anos. A adoção de medidas preventivas é a melhor forma de o produtor evitar os prejuízos econômicos que ela causa", diz o pesquisador.
A circovirose é causada por um vírus e debilita o animal. Assim, outras doenças acabam se associando à circovirose e aumentando a mortalidade dentro do rebanho. Não existem ainda dados sobre o impacto da doença no Brasil, mas sabe-se que em granjas infectadas a mortalidade já chegou a 30% do plantel. A presença do circovírus eleva para cerca de 10% a mortalidade, índice considerado alto. A Embrapa Suínos e Aves estuda a circovirose há vários anos e já deu valiosas contribuições à suinocultura brasileira em torno do assunto.
Para o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, alguns dos itens citados por Madec são indispensáveis: "Diminuir o estresse do animal (fome, frio, brigas); reduzir a densidade para evitar uma grande mistura de suínos; levar os animais doentes para sala hospital; manter uma alimentação de qualidade; servir vitaminas, anti-oxidantes e plasma; fazer os leitões mamarem o colostro; realizar uma estabilização imunitária no plantel; e colocar em prática as medidas de limpeza e desinfecção são ações essenciais para controlar a circovirose".
Além desse tema principal, o Dia de Campo na TV apresenta outros assuntos em seus novos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.
Como sintonizar o programa:
Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/.