Redação (26/02/07) – O plantio do milho safrinha também já começou.
O agricultor Sérgio Santi já está terminando a colheita. A lavoura dele está rendendo em média 40 sacas por hectare. Daria para colher um pouco mais se não tivesse faltado chuva no começo da safra. Mas o que anima é o preço da soja: R$ 30,00 a saca. “A produção já é um pouquinho melhor do que a do ano passado, os preços são melhores, então já se vê um lucrinho no final da colheita. Dá para respirar mais aliviado, pagar as contas do passado, das outras safras que sobraram”, avalia.
O resultado desta safra pode não ser exatamente o que os agricultores esperavam, mas eles dizem que já é bem melhor do que nos últimos anos. Com uma boa colheita e a possibilidade de vender a soja, desta vez com um preço melhor, produtores já começam a pensar em novos investimentos. “Maquinário, tecnologia, adubação, correção de solo, o próprio aumento de terras”, conta o agricultor Rafael More.
E o agricultor não quer desperdiçar nenhum dia dessa boa fase. Por isso onde a soja acabou de ser colhida já tem milho plantado. “Nós costumamos dizer que a plantadeira do milho vai empurrando a colhedeira. É automático: um dia dá muita diferença no milho safrinha, um dia só. Não pode perder tempo. Tem de ser rápido, tudo preciso, organizados para não perder tempo porque custa muito no final”, diz o agricultor Valdomiro Caobianco.
O Paraná responde por 18% da produção nacional de soja.