Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Colheita do milho

Jorge Lemainski observa plantação adubada com lodo de esgoto em Brasília.

Redação (16/04/07) – As máquinas já colheram quase todo o milho plantado nos mais de 1,3 milhão de hectares do Estado. Quem apostou na cultura não se arrepende. É o caso do agricultor de Cruz Alta João Augusto Telles. Nos 200 hectares cultivados a produção superou os 26 mil sacos – uma produtividade que ele não via há vários anos.

No ano passado o valor da saca de milho no Rio Grande do Sul chegou a R$ 11,00, o que mal dava para pagar os custos de produção. Nesta safra o cenário mudou: a produtividade superou as estimativas e o preço é considerado um dos melhores dos últimos tempos.

Senhor João Telles vendeu parte da produção por R$ 19,00 a saca de 60 quilos. “Nós conseguimos vender um terço da safra num valor que julgamos bom, e conservamos um terço para consumo na propriedade.Vivemos um bom momento com o milho”, avalia.

Na cooperativa de Ibirubá 70% do milho depositado já foi vendido: 1,4 milhão de sacos. “Praticamente todo o início da produção foi mandado para exportação e, posteriormente, para o mercado interno”, conta o coordenador da cooperativa Alceu Fronchetti.