Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Colheita no MT

Colheita de milho safrinha chega à 50% de área em Nova Mutum (MT). Clima contribui para produtividade.

O clima tem contribuído para a colheita do milho segunda safra em Nova Mutum (MT). A Secretaria de Agricultura estima que maquinários tenham abrangido entre 40 a 50% das lavouras. Neste ano produtores destinaram à cultura aproximadamente 70 mil hectares, número 15% menor frente ao ciclo anterior. No campo, boa produtividade tem sido alcançada.

Mesmo o resultado variando de propriedade para propriedade, a secretaria aponta que em algumas estão sendo colhidas mais de 80 sacas por hectare. Há quem atinja 100. De acordo com o secretário Arildo José Marciano, na média, agricultores que conseguiram semear o milho entre janeiro e fevereiro podem alcançar números maiores a 65 sacas.

A última estimativa de safra divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou para reduções de área na ordem de 4,2%, notadamente nos principais estados produtores como: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná com 9,2%, 4,1% e 5,6% respectivamente. Em Minas Gerais, os baixos preços praticados pelo mercado, refletiram tanto na projeção de reduções de áreas como na produtividade. Na atual temporada a região Centro Sul participa com 92,2% da área cultivada do país.

Considerando primeira e segunda safra, o milho deve atingir 49,45 milhoões de toneladas, sendo que, na safra passada, o volume chegou a 58,7 milho~es de toneladas.