Redação (27/03/2008)- A partir desta segunda-feira (31), começa o treinamento para 200 fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e dos órgãos executores do Serviço de Defesa Agropecuária dos estados que realizarão as auditorias nos Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras). As aulas teóricas do treinamento serão ministradas em um hotel-fazenda próximo à Brasília/DF. A parte prática será em campo, nos seis estados habilitados (RS, SC, GO, MT, ES e MG) a exportar carne à União Européia (UE).
O treinamento dos fiscais tem o objetivo de qualificar as auditorias que serão realizadas nas certificadoras e nos Eras que pretendem exportar carne bovina in natura para a UE. Em janeiro, o Mapa detectou falhas no serviço das empresas certificadoras, o que culminou na suspensão temporária da importação da carne bovina brasileira pela União Européia.
No fim de fevereiro, inspetores europeus vieram ao Brasil para vistoriar o trabalho dos fiscais brasileiros. Após analisar os relatórios das auditorias, 106 fazendas foram autorizadas a voltar a exportar carne bovina para aquele bloco econômico.
Na opinião do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, com o treinamento dos fiscais e a adoção das medidas necessárias, o comércio entre o Brasil e a União Européia estará regularizado até o final do ano.