Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comércio exterior

Mercosul e Egito negociam acordo de livre-comércio.

Da Redação 10/05/2004 – 06h57 – O ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, disse ontem, após participar da reunião da Liga dos Estados Árabes, realizada no Cairo, que está em processo inicial de negociação um acordo de livre comércio entre Egito e Mercosul. Amorim também informou que levou um convite do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente egípcio Hosni Mubarak que nunca esteve na América do Sul para participar da Cúpula Mercosul, que ocorre em Ouro Preto (MG), em dezembro deste ano.

Antes disso, representantes do governo egípcio devem visitar a Argentina. “Isso demonstra que todos os países do Mercosul estão envolvidos neste processo, analisou o chanceler.

Em entrevista à TV Nacional, Amorim disse que as perspectivas de negócios entre o Brasil e o Egito são muito boas. “Se as nossas exportações mantiverem o ritmo atual, devem chegar a U$ 700 milhões este ano”.

Durante a reunião, o ministro também tratou da paz no Oriente Médio, adiantando que a diplomacia brasileira nomeou um embaixador para discutir a questão. “Temos consciência de que o Brasil não pode ter um papel central neste processo. Nós podemos no máximo ajudar um pouco, desde que haja um processo”, ponderou.

Os 22 Chanceleres dos países que integram a Liga dos Estados Árabes estiveram presentes à reunião, em que se discutiu também a organização da Cúpula entre chefes de governo árabes e sul-americanos prevista para ocorrer em dezembro deste ano, no Brasil. Nessa Cúpula, conforme adiantou Amorim, serão discutidos temas como cooperação, finanças, ciência e tecnologia, cultura e o fortalecimento do diálogo entre as duas regiões. “Estamos muito empenhados nesta iniciativa”, afirmou o chanceler.