Redação (10/06/2008)- Nesta segunda-feira (09), o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron, e o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Edson Veran receberam os integrantes da comitiva americana que visita Santa Catarina.
A missão para auditoria oficial é composta por membros do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (Aphis), órgão vinculado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O objetivo da comitiva americana é conhecer o sistema de defesa sanitária animal do Estado, incluindo o setor produtivo de suínos. Os principais quesitos analisados serão o controle da febre aftosa e da peste suína africana. Esta última já erradicada no Brasil, sendo que o último foco foi em 1981.
A comitiva estará visitando nesta terça-feira, o posto de fiscalização de trânsito interestadual com Rio Grande do Sul em Chapecó e estabelecimentos de criadores de suínos. No dia seguinte, a visita será ao posto de fiscalização interestadual com Paraná no município de Abelardo Luz. Também faz parte da missão visitas em estabelecimentos de criadores de suínos e reuniões com médicos veterinários em municípios no Oeste do Estado.
O rebanho suíno catarinense representa 28,7% de todo rebanho brasileiro, ou seja, Santa Catarina é responsável por 5,9 milhões, dentro dos cerca de 26 milhões de suínos criados no Brasil. De acordo com Ceron, é inegável a importância desta comitiva americana para o agronegócio catarinense. "Esperamos que a missão americana retorne com resultados positivos para os produtores de Santa Catarina". Com informações da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina.