Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conab realiza leilão para compra de 50 mil toneladas de milho

O comportamento do mercado, nas próximas semanas, vai demandar outras negociações que poderão atingir 300 mil toneladas.

Redação (29/05/2008)- Para assegurar o abastecimento de milho nas regiões Norte, Nordeste e nos estados de Santa Catarina, Espírito Santo e norte de Minas Gerais, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza o primeiro leilão do ano para aquisição de 50 mil toneladas de milho não transgênico. A operação está agendada para a primeira sexta-feira de junho (6), em Brasília.

De acordo com o presidente da Conab, Wagner Rossi, o comportamento do mercado, nas próximas semanas, vai demandar outras negociações que poderão atingir 300 mil toneladas. “Essa compra é um primeiro passo na mudança da política governamental de estoques. A formulação de estoques mínimos ou estoque zero será gradativamente substituída por ações estratégicas, ainda que em pequena quantidade, e renováveis anualmente nos produtos básicos para a alimentação”, afirmou.

Para Wagner Rossi, a iniciativa não eliminará, apenas complementará a utilização dos instrumentos de apoio a comercialização, como Pepro, PEP e VEP.

Os participantes têm até o dia 26 de junho para entregar o produto em três unidades da Conab, sendo 30 mil toneladas em Ponta Grossa (PR), 10 mil em Rio Verde (GO) e outras 10 mil toneladas em Uberaba (MG).

O milho será escoado para as localidades que contam com apoio dos estoques públicos para abastecimento, que registram maior consumo. A região Nordeste, por exemplo, consome 5,9 milhões de toneladas do produto e cultiva, aproximadamente, 4,2 milhões de toneladas, segundo dados do último levantamento da safra. Os avicultores, bovinocultores e suinocultores do Norte do País utilizam cerca de 2,2 milhões de toneladas contra a produção de 1,3 milhão de toneladas.