Redação AI 08/09/2005 – Pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Concórdia, SC, realizaram diagnóstico bioclimático para produção de aves na mesorregião metropolitana de Salvador, BA, com a finalidade de facilitar aos avicultores daquela região a implantação de sistemas de controle ambiental.
De acordo com a pesquisadora Valéria Abreu, o diagnóstico foi realizado com os dados climáticos, obtidos nas Normais Climatológicas das estações de Cruz das Almas e Salvador. Os valores de Média da Temperatura do Ar (máxima, mínima e compensada) e Umidade Média Relativa do Ar foram utilizados para comparar as condições de conforto térmico ideais para aves, em função da idade.
A pesquisadora explicou que várias inovações tecnológicas vêm sendo adotadas para a criação de frangos de corte com o objetivo de se obter aviários que proporcionem conforto térmico, auxiliando as aves na expressão de seu potencial genético de produção. “Mas, para a concepção desses aviários – esclarece – existe a necessidade da sistematização dos dados climáticos da região onde será implantada a criação e a sua comparação com as exigências das aves para se definir quais as soluções construtivas são necessárias para promover o conforto térmico das aves, com menor custo”.
Foi essa necessidade que motivou os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves a desenvolver o diagnóstico bioclimático para a produção de aves na mesorregião metropolitana de Salvador. Essa informação já foi disponibilizada pela Embrapa Suínos e Aves e se constitui num instrumento orientador aos avicultores para a melhor implantação de sistemas de controle ambiental naquela região.
Valéria Abreu disse que as análises da condição climática nas microrregiões “mostraram a necessidade de corrigir o bioclima para se alcançar condições ideais de conforto térmico para a produção de aves”.
Informações adicionais sobre esse assunto podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa Suínos e Aves.