Redação (31/03/2008)- Retomar a discussão sobre as negociações comerciais e outros acordos internacionais com a perspectiva da segurança alimentar e nutricional. Este será um dos objetivos do Grupo de Trabalho sobre a Agenda Internacional do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que terá sua primeira reunião nesta terça-feira (1º), às 14h.
Segundo o presidente do Consea, Renato S. Maluf, outra meta será promover a cooperação entre os países do hemisfério sul no campo da participação social em políticas públicas de segurança alimentar. O GT também discutirá a representação brasileira em organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e a atuação no Mercosul.
"Apesar de o país ser mais destacado como um dos principais exportadores mundiais de alimentos, o Consea tem a intenção de focalizar as contribuições em políticas públicas de enfrentamento da fome e da pobreza, na defesa do direito humano à alimentação e da soberania alimentar e na participação social em políticas de segurança alimentar e nutricional", afirma.
Renato destaca que a articulação internacional enriquece as ações e políticas de promoção do direito à alimentação adequada em cada país. "A aproximação com outros países contribui para difundir nossa experiência que, acreditamos, será útil para eles, bem como nos traz ensinamentos a partir do que é feito nos demais países", explica. "Provincianismo e visões auto-centradas são empobrecedoras nessa e em outras áreas. além disso, a fome e a segurança alimentar e nutricional requerem amplas coalizações internacionais unindo aqueles que se contrapõem justamente as dinâmicas econômicas e políticas que provocam fome e inseguraná alimentar", conclui. As informações são da assessoria de imprensa do Consea.
Serviço
Reunião do GT Agenda Internacional do Consea
Data: 1º de abril (terça-feira)
Hora: 14h
Local: Palácio do Planalto, anexo I, sala 105, térreo