Redação (20/02/2006) – A Coopercentral Aurora obteve 24,62% das receitas totais de 2005 com as exportações: da receita operacional bruta de R$ 1 bilhão 753 milhões, as vendas no mercado internacional contribuíram com R$ 431,7 milhões. A meta para 2006 é elevar as vendas internacionais a 28% do faturamento total. A previsão é moderada porque o cenário mundial com a febre aftosa e a gripe aviária grassando em vários continentes requer cautela, explica o presidente José Zeferino Pedrozo.
A crescente competitividade mundial e a situação cambial desfavorável não impediram o crescimento das exportações no ano passado, quando as vendas no mercado externo foram ampliadas em 19,16%.
As vendas externas de carnes suínas cresceram 17,01% e chegaram a R$ 241,3 milhões. Os volumes embarcados totalizaram 45.487 toneladas, 6,52% acima do ano anterior. A Aurora manteve a terceira posição no ranking e exportou carnes suínas congeladas para Rússia, Hong Kong, Argentina, Albânia, Bulgária, Holanda, África do Sul, Ucrânia, Emirados Árabes e Uruguai.
As vendas de carnes de aves cresceram 17,53% e atingiram R$ 175,6 milhões. O volume físico ficou praticamente estável com 49.609 toneladas embarcadas, 1,62% acima de 2004. A Aurora ficou em oitava posição nesse mercado, vendendo frango inteiro, cortes, miúdos e industrializados para dezenas de países, entre eles, Alemanha, Holanda, Inglaterra, China, Japão e Portugal.
No comércio externo de suco concentrado de laranja e óleos essenciais, a Coopercentral faturou R$ 8,3 milhões, um crescimento de 25,97%. Os embarques físicos aumentaram 21,05% e representaram 4.120 toneladas enviadas à Holanda, Espanha e Estados Unidos.
Pela primeira vez, a Aurora exportou leite em pó: 1.312 toneladas, R$ 6,4 milhões de faturamento. Os países compradores foram Argélia e Venezuela.