Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Coopercentral Aurora quer reforçar atuação no Rio Grande do Sul

O novo modelo de atuação deverá permitir um maior controle gerencial dos funcionários do grupo, e sinaliza vontade da cooperativa de crescer no Sul do País.

Redação (18/01/2008)- A catarinense Coopercentral Aurora decidiu reforçar sua atuação no Rio Grande do Sul e assumir os 1,8 mil funcionários da cooperativa Tritícola de Erechim (Cotrel), adquirir as marcas Nobre, Nobreza, Da Fazenda e Capone e mudar o acordo que tinha com a parceira gaúcha, passando a alugar suas instalações.

De acordo com o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznáster, o novo modelo de atuação deverá permitir um maior controle gerencial dos funcionários do grupo, e sinaliza vontade da cooperativa de crescer no Sul do país, onde essas marcas estão mais presentes.
Desde 2005, a Aurora mantinha com a Cotrel um acordo de prestação de serviços, que tinha validade por oito anos. A alteração, segundo Lanznáster, dá também mais confiança aos próprios funcionários porque eles foram contratados por uma cooperativa com saúde financeira, diferentemente da Cotrel, que ainda lida com uma situação complicada.
Para o presidente da Aurora, com o novo acordo, a Aurora vai conseguir modernizar as instalações, melhorando a produtividade e atendendo às exigências de recuperação, como de maquinários, feitas pelo serviço de inspeção federal, com investimentos previstos de R$ 22 milhões. A Cotrel, por sua vez, amortizará esse desembolso da Aurora com as sobras (lucros) geradas a cada ano, e não terá mais risco de aumento do seu passivo trabalhista, já que não mais será responsável pelos 1,8 mil empregados.
A locação será pelo prazo de dez anos e envolve o frigorífico de suínos, o frigorífico de aves, a fábrica de rações, o incubatório e as granjas de aves. O valor mensal do aluguel não foi revelado, tampouco o valor pago pelas marcas. Ambos já vinham sendo negociadas pelas partes desde o fim do ano passado.
Segundo Lanznáster, a Aurora não tem como realizar a compra da Cotrel porque boa parte das suas instalações está como garantia em empréstimos bancários realizados pela cooperativa para pagamento de dívidas.