Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Crédito

BB deve financiar apenas soja com semente certificada; estima-se que só 10% da lavoura gaúcha é cultivada com grãos regularizados.

Da Redação 16/08/2005  – A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) enviou ofício ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, informando a preocupação dos agricultores familiares com relação ao atraso pelas agências bancárias na liberação dos recursos do Pronaf do Plano Safra 2005/2006. A entidade também manifestou preocupação com a afirmação de que o banco só vai financiar lavouras de soja certificada.

A informação foi dada a lideranças de agricultores gaúchos pelo gerente de Mercado e Agronegócio da Superintendência do Banco do Brasil, José Kochhann. Em reunião realizada na última sexta o gerente declarou que o banco não vai liberar financiamento para quem não tiver semente certificada de soja comprovada em nota fiscal. A medida vale enquanto o governo não regulamentar o plantio de variedades transgênicas da oleaginosa.

O presidente da Fetag, Ezídio Pinheiro, lembra que apenas 10% dos agricultores que cultivam soja utilizam sementes certificadas. Além disso, essa orientação do Banco do Brasil contraria a forma com que vem sendo operacionalizado o Pronaf nas últimas safras.

Caso não se consiga reverter essa situação de forma imediata, uma vez que na próxima semana começam a fluir as operações de crédito, só haverá financiamento para lavouras de milho, ficando a soja sem recursos. Então, pedimos ao governo medidas urgentes para reverter esse quadro justifica.