Redação AI 09/11/2005 – A avicultura brasileira deverá encerrar o ano registrando um crescimento de 9%. A previsão foi feita pelo diretor executivo da União Brasileira de Avicultura (UBA), Clóvis Puperi, ontem (08/11)
De acordo com Puperi, o setor deve fechar 2005 com uma produção de aproximadamente 9,2 milhões de toneladas de carne de frango. Entre janeiro e outubro, a produção avícola nacional atingiu a marca de 7,6 milhões de toneladas, assinalando um crescimento de 8,86% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já a produção direcionada para o mercado interno, cerca de 5,3 milhões de toneladas, cresceu 5,88%.
O consumo per capita, um dos maiores do mundo, assinala Puperi, chegou aos 34,4 quilos. Cada brasileiro consome ainda, em média, 130 ovos por ano.
As exportações avícolas também têm obtido bons resultados, segundo o diretor da UBA. Até o mês de outubro, o setor enviou para o mercado externo 2,3 milhões de toneladas, assinalando um crescimento de 16,3%. Segundo Puperi, as exportações avícolas brasileiras devem atingir em
O Brasil exporta atualmente para 142 países e detém cerca de 40% do mercado internacional de produtos avícolas. “Esses resultados indicam que o Brasil manterá pelo segundo ano consecutivo a condição de maior exportador mundial de carne de frango”, afirma Puperi.
As perspectivas traçadas por Puperi para o setor avícola no próximo ano também são bastante otimistas. Segundo o diretor executivo da UBA, a avicultura brasileira reúne todas as condições para repetir – e até superar – os resultados projetados 2005.
De acordo com estimativas da UBA, em 2006, o consumo brasileiro de carne de aves por habitante/ano deverá, pela primeira vez, superar o consumo per capita de carne bovina.