Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curso de MBA em Suinocultura Industrial destaca conhecimentos em marketing e gestão como prioridades do mercado

Nos dias de hoje ter conhecimento apenas nas áreas técnicas não é mais o suficiente, é preciso entender todo o processo, alertam os empregadores.

Redação (11/03/2008)- A primeira turma do MBA em Suinocultura Industrial, curso que está sendo realizado nas dependências da FIE – Faculdades Exponencial, em Chapecó,SC, é o retrato  do setor que reúne tecnologia, ousadia, juventude, conhecimento e principalmente profissionais destacados em agroindústrias, cooperativas e empresas nacionais e multinacionais da suinocultura. O que eles tem em comum é a vontade de conhecer mais sobre mercado internacional, regras sanitárias, leis de mercado, marketing e novas técnicas de gestão, justamente o gargalo na hora de contratar profissionais da área.

Promovido e realizado pelo Instituto Didatus de Ensino e Qualificação, de Curitiba,PR, o curso  iniciou no dia 29 de fevereiro  com as palestras "Barreiras Sanitárias no Mercado Internacional de Carnes"  com o especialista  e Presidente da ALA – Associação Latino Americana de Avicultura, Dr. Ariel Mendes, e "Situação e Perspectivas do Agrobusiness", com o ex-presidente do Conab Dr.Eugênio Stefanello. As aulas que estão sendo realizadas em encontros mensais sempre as sextas e sábados reúne estudantes recém formados e profissionais experientes que  buscam aperfeiçoar técnica e conhecimentos específicos como gestão estratégica de negócios , marketing e análise econômica de investimentos como novas ferramentas.

O lançamento deste e outros três cursos, MBA em Avicultura Industrial, Bovinocultura de Leite e Pós Graduação em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal foi marcado pela presença de autoridades, alunos já inscritos e novos alunos vindos de cursos de administração, zootecnia e agronomia. As palestras prestigiadas por alunos, convidados e imprensa marca a presença do Instituto Didatus de Ensino e Qualificação, com os cursos de especialização em veterinária, na Região Oeste, local de grande concentração de agroindústrias e produção intensiva de aves e suínos.

Segundo o professor, medico veterinário e diretor da Didatus, Wilson Mendes a realização deste curso se justifica pela representatividade do agronegócio na economia do país, bem como a importância estratégica do setor de Suinocultura na produção e na exportação de proteína animal “Além disto se reconhece cada vez mais a importância da suinocultura na cadeia produtiva e na qualidade dos produtos. Por outro lado é notória a falta de oferta de curso específico nesta área e que venha trazer as informações e conhecimentos necessários para o bom desempenho do setor . A proposta de realização do curso está fundamentada nas informações de mercado, nas expectativas dos profissionais e egressos dos cursos de graduação, que por demonstrar interesse em se aprofundar na área, freqüentarão este curso”destacou. O curso atende aos preceitos da legislação vigente, de acordo com a  Resolução CNE/CES n. 01/2001 do MEC. 

Estrutura do curso

O objetivo do curso com duração de 20 meses é capacitar profissionais que atuem ou desejem atuar na área de empreendimentos baseados direta ou indiretamente na suinocultura industrial, compreendendo toda a cadeia. Os cursos são dirigidos a profissionais de nível universitário que atuem em empreendimentos baseados na produção animal (suinocultura) ou que tenham interesse em conhecer ou atuar futuramente.

Entre as disciplinas do curso está uma que representa um dos maiores obstáculos na contratação de profissionais em nível de gerência, que é a deficiência em gestão de recursos humanos , já que boa parte dos profissionais veterinários tiveram poucas oportunidades de acesso a conteúdos ligados à gestão financeira e de pessoal.  Além de gestão os alunos terão na grade curricular :  Cenários Econômicos e Micro Economia,  Gestão Estratégica de Negócios,  Marketing e Negócios , Análise Econômica de Investimentos  e Armazenamento de Grãos e Rações .

Na área técnica as disciplinas vão desde Nutriçao em Suínos ,Anatomia e Fisiologia da Reprodução, Patologia Especial dos Suínos,  passando por “ Biossegurança em Suinocultura” com um dos maiores especialistas no assunto o Professor Jurij Sobestiansky – UFGO – Goiânia – GO , que também vai ministrar as aulas de Epidemiologia e Controle das Doenças Infecciosas em Suínos e Manejo de Matrizes, Reprodutores e Leitões do nascimento ao abate.  A matéria “ Estratégia, competitividade e gestão na cadeia produtiva dos suínos” e “ Biotecnologias de Reprodução em Suínos”  deverá ser ministrada pelo Professor Thomaz Lucia – UFPEL – Pelotas – RGS  e as aulas de “ Fisiologia e Anatomia Aplicada a Nutrição de Suínos” com o  Prof. Fernando Rutz – UFPEL – Pelotas – RGS .

Os professores vêm das principais instituições de ensino e entidades de pesquisa na área como o  Dr. Carlos Perdomo – Embrapa Suínos e Aves – Concórdia – SC, que ministrará a disciplina “ Instalações Industriais para suinocultura”.

Os alunos terão ainda aulas práticas e teóricas  sobre “ Seleção e Melhoramento Genético”com  Renato Irgan – UFSC; “Sistemas de Integração e Sistemas Alternativos de criação de suínos”com Osmar Dalla Costa – Embrapa – Concórdia – SC e “ Bem Estar Animal”com  Prof. Victor fernando Roll – UFPEL – Pelotas – RS . As disciplinas serão complementadas com pesquisa e visita técnica à propriedades , destaca Wilson Mendes “Os alunos, sob orientação dos professores, serão incentivados a discutir e apresentar em grupos, propostas de ações, estratégias e procedimentos a serem adotados pelos diferentes atores no cenário da produção e indústria da suinocultura e partindo da observação e do conhecimento da realidade atual e necessidade de mercado animal”.

Além da observação e discussão de casos práticos, os alunos serão estimulados a participarem de congressos na área, palestras e simpósios, na busca contínua do conhecimento e atualização, através dos diversos meios de acesso à informação disponível, como Internet e demais publicações disponíveis . Mais informações pelo site www.didatus.com.br