Redação 19/03/2008 – Um bom manejo dos leitões desde o seu nascimento até o desmame é fundamental para o sucesso de uma propriedade suinícola. Afinal, o resultado econômico de uma granja de suínos depende quase que completamente do número e da vitalidade de leitões nascidos e que chegam a desmamar por cada porca.
Embora a afirmação pareça óbvia e o manejo de leitões seja uma operação relativamente simples, os altos índices de mortalidade de suínos nessa etapa continuam a desafiar suinocultores e técnicos do setor no mundo inteiro.
Só para se ter uma idéia, é no período de pré-desmame que ocorrem as maiores perdas nos sistemas intensivos de produção de suínos (Sips). Na suinocultura mundial, entre 4% e 10% dos leitões nascidos morrem durante o parto. Outros 20% podem morrer antes do desmame. Só para citar um exemplo, na Dinamarca, país em que a suinocultura possui elevados índices técnicos, a mortalidade de leitões até o desmame chega a alcançar índices de 13,9%.
Procedimentos simples – De olho nesse desafio, a Gessulli Agribusiness, em parceria com a Embrapa Suínos e Aves, vai promover na AveSui América Latina 2008 o Curso sobre Práticas de Manejo de Leitões. “O manejo dos leitões desde seu nascimento até o desmame é uma das etapas mais delicadas do ciclo produtivo suinícola”, afirma Nilson Woloszyn, técnico da Embrapa Suínos e Aves e responsável pelo conteúdo técnico e prático do curso. “A adoção de normas adequadas de manejo nessa etapa é fundamental para que o suinocultor consiga aumentar os índices de produtividade dos animais e, por extensão, a lucratividade de seu negócio”.
Segundo Woloszyn, o objetivo principal do curso é orientar os participantes, de maneira clara e objetiva, sobre os procedimentos corretos no manejo de leitões; do pré-parto ao desmame. “O curso aborda desde a preparação das instalações e equipamentos da maternidade, o preparo da matriz e o acompanhamento do parto, os cuidados com os leitões nos primeiros dias de vida, a vacinação contra doenças, até o manejo na desmama”, explica o especialista. “São procedimentos simples, mas extremamente importantes para que os suínos possam expressar todo o seu potencial genético e zootécnico”, afirma Woloszyn.
O Curso sobre Práticas de Manejo de Leitões será realizado no dia 13 de maio na AveSui América Latina.
Anote em sua agenda:
AveSui América Latina 2008
Curso sobre Práticas de Manejo de Leitões
Data: 13 de maio de 2008
Local: Pavilhão de Exposições do Centro de Convenções CentroSul, Florianópolis (SC)