Quatro médicos veterinários do Departamento de Administração e Acreditação da China visitarão o Reino Unido entre os dias 2 e 11 de setembro para certificar a segurança sanitária de frigoríficos, abatedouros, processadores de carne e entrepostos de exportação de carne suína para o país.
Essa visita é um dos últimos passos para o credenciamento de exportação da carne suína britânica para a China. Os produtores visitados serão a BPEX e SGQ, bem como empresas particulares.
O diretor da BPEX, Mick Sloyan, explica, “Este é o último obstáculo antes da conclusão do acesso da carne suína do Reino Unido ao mercado chinês. O Oriente já é um importante destino para os britânicos, onde lucramos cerca de £20 milhões por ano”.
“No entanto a China tem, de longe, a maior e mais atraente demanda por cotes de carne suína, que são menos populares na Europa. Afinal, metade da produção de carne suína do mundo é consumida naquele país”, afirma. “Vamos trabalhar diretamente com as autoridades chinesas para obter acesso a essa adição valiosa para o nosso mercado de exportação”.
O grupo veterinário chinês será acompanhado pelo Departamente de Meio Ambiente, Alimentação e Negócios Rurais (Defra, sigla em inglês), um representante da exportação e um tradutor. Juntos, eles visitarão uma cinco processadores de carne, granjas de suínos, frigoríficos e laboratórios.
* Tradução Suinocultura Industrial