Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Destaque nacional

Paraná fecha metade dos novos contratos brasileiros de exportação de frango. No ano, o Estado aumentou em mais de 50 % a receita obtida com vendas para outros países.

Redação AI 17/11/2004 – De janeiro a agosto deste ano o Paraná obteve 53% mais receita na exportação de frango do que no mesmo período de 2003. O resultado coloca o Paraná ao lado de Santa Catarina como maiores exportadores de aves do país. Em agosto, por exemplo, as empresas paranaenses venderam mais que as do estado vizinho: 81 mil toneladas, contra 68 mil de Santa Catarina.

O resultado do mês foi o melhor da história das exportações avícolas do Paraná. Em relação a Julho de 2004, o aumento no volume de frango exportado foi de 68%. De acordo com o presidente do Sindicato das Industrias de  Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, pelo menos metade dos novos  contratos de exportação de frango feitos pelo Brasil são fechados por avícolas do Paraná.

“Os importadores reconhecem em nosso Estado compromisso com a qualidade do produto e com os prazos.” De acordo com Martins, um dos fatores que contribui com esta garantia de embarques é a variada possibilidade de escoamento: são cinco portos por onde o frango paranaense pode ser exportado: Paranaguá, Antonina (ambros administrados pela Appa), Ponta do Félix, São Francisco do Sul (SC) e Itajaí (SC).