Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Destino final de embalagens é tema de palestra no Seminário Nacional sobre Agrotóxicos

O gerente de operações do inpEV fala sobre o descarte ambientalmente correto das embalagens.

Redação (12/06/2008) – No evento, que acontece em Belém (PA), o gerente de operações do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) fala sobre o descarte ambientalmente correto das embalagens

O destino final das embalagens de defensivos agrícolas será um dos temas discutidos amanhã (12 de junho) no Seminário Nacional sobre Agrotóxicos, realizado em Belém (PA). Às 10h, o gerente de operações do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), Paulo Ely do Nascimento, dará a palestra “Responsabilidade socioambiental no uso de agrotóxicos: destinação final de embalagens”. O Seminário Nacional de Agrotóxicos acontece nos dias 12 e 13 no Hotel Hilton, em Belém (PA).

O Brasil figura atualmente na liderança entre os países que possuem sistemas de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Do volume comercializado, são destinados atualmente cerca de 80% do total de embalagens vazias colocadas no mercado e 96% do total de embalagens primárias (aquelas que entram em contato direto com o produto). Nos primeiros cinco meses do ano, unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de todo o país encaminharam para reciclagem ou incineração 9.609 toneladas de embalagens, volume que representa um crescimento de 5,8% em relação ao mesmo período de 2007. Com o material resultante da reciclagem das embalagens são fabricados 12 artigos como barricas de papelão, conduítes, caixas de passagem de fios elétricos, embalagem para óleo lubrificante, sacos plásticos para descarte de lixo hospitalar, entre outros.

O 6º Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional sobre Agrotóxicos é realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Adepará. O Encontro de fiscalização, realizado ontem e hoje (10 e 11 de junho), é voltado para fiscais federais agropecuários e estaduais. Já o Seminário Nacional deve contar com a presença também de empresas do setor agroquímico, engenheiros–agrônomos, engenheiros florestais, técnicos agrícolas, pesquisadores, ambientalistas, empresários rurais, revendedores de agrotóxicos, agricultores, estudantes de nível superior e demais pessoas ligadas à agricultura e ao agronegócio.

Mais informações sobre o evento: www.seminariodeagrotoxicos.com.br