Da Redação 10/10/2007 – A tradição de se comemorar o Dia Mundial do Ovo começou há 11 anos, quando o International Egg Commission (IEC) determinou que toda segunda sexta-feira de outubro seria a data para festejar o Dia Mundial do Ovo. O objetivo da entidade era o de reunir outras entidades e empresas avícolas voltadas para o setor de postura, bem como varejistas e demais segmentos da economia envolvidos com o ovo, para comemorar os aspectos nutricionais, a versatilidade, a conveniência, a economia e as características saudáveis do ovo e de seus produtos.
Hoje, cerca de 50 países com representação na IEC comemoram o Dia Mundial do Ovo. Alguns não se satisfizeram com apenas um dia e reservam toda uma semana para celebrar as virtudes do ovo, enquanto outros – como a Inglaterra – fazem de outubro o Mês do Ovo.
Motivos para celebrar o ovo:
– Os ovos são o mais versátil alimento natural disponível ao homem;
– Têm um baixo teor de calorias e, em contrapartida, um alto teor de gorduras insaturadas essenciais, fato demonstrado por estudos recentes;
– A melhor relação custo/benefício: os ovos são um alimento econômico e uma das melhores proteínas adquiríveis;
– Os ovos incrementam qualquer refeição, a qualquer hora do dia;
– Os ovos são um alimento de fácil digestão e excelente proteína alimentar para jovens e idosos;
– Os carotenóides contidos na gema do ovo são excelentes para a vista, enquanto a luteína e a colina são essenciais para o cérebro e o bem-estar geral;
– A vitamina D estocada na gema ativa o cálcio que fortalece os ossos. Os ovos também contribuem com cerca de 6% da dose diária de folatos necessários ao organismo.