Redação (07/04/2008)- A cooperação agrícola entre Brasil e União Européia (UE) é o principal tema da visita do diretor de Saúde e Bem-Estar Animal da União Européia, Bernard Van Goethem, ao Brasil. Na segunda-feira (07-04), o diretor europeu se encontra com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e com o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz.
Durante os sete dias em que estará no Brasil, o diretor europeu acompanhará a parte prática do treinamento dos auditores que atuam no Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), participará da ExpoLondrina, no Paraná, e se reunirá com representantes da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), informou a assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura.
O Brasil é o principal exportador de produtos agrícolas para os 27 países da UE. Em 2007, a compra de produtos brasileiros por aquele bloco econômico rendeu uma receita de US$ 20,895 bilhões. O complexo soja, os produtos florestais e as carnes são os principais produtos enviados para esses mercados.
No começo do ano, as autoridades européias suspenderam temporariamente a importação de carne bovina in natura do Brasil, depois que o país apresentou uma lista de 2.681 fazendas que, segundo o governo brasileiro, cumpriam as regras de rastreamento exigidas pelo bloco. O comércio foi retomado, mas as compras estão limitadas a número reduzido – menos de 100 propriedades.