Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Disseminação da PMWS

Síndrome que atinge leitões em maternidades e creches ainda não conta com tratamento efetivo e preocupa países onde há registros da doença.

Redação SI (23/01/06) – A PMWS (Post-Weaning Multisystemic Wasting Syndrome), ou Síndrome da Refugagem Multisistêmica Pós-desmame, é largamente considerada o maior e mais significante problema de saúde em maternidades e creches suínas em todo o mundo.

Primeiramente descoberta no Canadá, em 1991, a PMWS tem sido então diagnosticada em vários outros países, especialmente Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Itália, Holanda, Alemanha e em alguns países da Ásia.

Em 2004, casos da PMWS foram registrados pela primeira vez na Nova Zelândia e no noroeste da Irlanda. Em 2005, a doença apareceu em granjas da Bélgica e da Finlândia.

A PMWS clássica normalmente afeta leitões entre seis e 14 semanas de idade. Os sintomas conferidos são perda crônica de peso, dificuldade na respiração, diarréia, baixa coordenação e palidez. De acordo com os especialistas, ainda não há um tratamento efetivo contra o vírus da PMWS e suas taxas de mortalidade seguem altas nas granjas por ele atacadas.