Da Redação 13/10/2004 – Comitiva de executivos de cooperativas viaja à China para ampliar e consolidar a possibilidade de negócios nas áreas de grãos, leite e carnes. A viagem, organizada pela Cooperativa Central Gaúcha de Leite (CCGL), busca uma aproximação comercial com um dos maiores mercados consumidores do mundo.
A comitiva reúne presidentes de 21 cooperativas, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), um representante do Banco do Brasil, o secretário de Apoio Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Manoel Valdemiro Rocha e o delegado federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor.
O roteiro inclui encontros na embaixada brasileira, visita às agrovilas da região de Rizhao e ao terminal portuário da cidade, além de contatos com empresas na área de leite e derivados e de carnes bovinas, suínas e de aves. Está previsto um encontro com a diretoria da empresa chinesa de alimentos Chinatex.
Os chineses prevêem comprar 2 milhões de toneladas de soja das cooperativas gaúchas nesta safra. A comitiva, coordenada pelo presidente da CCGL, Caio Vianna, também visitará as cidades de Xangai, Pequim, Benjin, Xinyi, Quingdao e Rizhao.
Segundo Valdemiro Rocha, a viagem é muito importante por significar a chance de ampliar e abrir novos negócios com a China, o terceiro maior importador de produtos brasileiros.
“As negociações com a China têm alcançado resultados muito positivos, principalmente nos dois últimos anos. Acredito que este será um encontro de sucesso, pois há possibilidades de ampliação do mercado bilateral”, diz.
O grupo deve voltar ao Brasil no próximo dia 20 de outubro.