Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Em franca expansão

No Brasil, criação de avestruz cresce 40% ao ano.

Redação AI 09/11/2004 – A criação de avestruz – animal exótico de origem africana – é uma atividade recente no Brasil, com cerca de 10 anos, porém cresce significativamente. As estimativas apontam que o crescimento do rebanho anual chega a 40%. No Brasil, já são 200 mil aves.

No Paraná tem 200 criadores com cerca de 5 mil cabeças. É uma atividade em expansão e, se continuar neste ritmo, até 2009 o Brasil será o maior produtor mundial, ultrapassando hoje a África do Sul que conta com um rebanho de 800 mil aves, informa o coordenador do Centro de Pesquisas da Estrutiocultura, Benito Guimarães de Brito.

A carne da avestruz é considerada nobre e de alta qualidade nutricional por apresentar índices baixos de colesterol comparando com outras carnes como a de porco, boi e frango. Para ter idéia, 85 gramas de carne apresenta 58 miligramas de colesterol. A mesma quantidade de carne de suíno, bovino e frango chega a 84, 77 e 73 miligramas de colesterol, respectivamente. A ave está pronta para o abate entre os 12 e 14 meses e produz em média 30 a 45 quilos de carne. O quilo do filé de avestruz no mercado custa R$ 70.