Redação (07/01/2008)- A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, será um dos destaques da sétima edição do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense (Tecnoeste 2007), previsto para os 20, 21 e 22 de fevereiro. A Unidade vai apresentar aos produtores rurais que passarem pela feira de tecnologia soluções como o suíno light, uma proposta de cisterna para a utilização da água da chuva em propriedades que criam aves ou suínos e um aviário industrial modelo, montado em parceria com empresas privadas.
O Tecnoeste 2008 repetirá a fórmula dos shows tecnológicos rurais que são realizados em cidades como Cascavel (PR) e Não-me-Toque (RS). Tudo o que é mostrado no evento se relaciona diretamente com a produção e busca apontar um caminho mais rentável ao produtor. Apesar de usar a palavra “show”, feiras como o Tecnoeste são dedicadas exclusivamente ao trabalho. As grandes atrações são plantações, máquinas agrícolas e animais. O horário de funcionamento da feira é das 8h às 18h e são viabilizados ônibus pelas cooperativas para que o maior número possível de agricultores possa participar.
A Embrapa Suínos e Aves vai participar de quatro das 11 áreas temáticas do Tecnoeste. No segmento “Meio Ambiente”, apresentará palestras e uma novidade tecnológica: o Kit Biogás (metogologia que permite que o produtor verifique se o biodigestor está funcionando corretamente). Em “Avicultura”, a Unidade enfatizará a biosseguridade e a sanidade dos lotes de frangos a partir da montagem de um aviário industrial modelo. Na “Suinocultura”, a Embrapa Suínos e Aves apresentará os biodigestores e a plataforma de compostagem. Os pesquisadores da Unidade farão parte ainda do “Seminário sobre Suinocultura”.
Modelo para os produtores
O aviário modelo deve chamar outra vez a atenção dos agricultores que passarem pelo Tecnoeste 2008. Em 2007, o aviário já foi montado em parceria com várias empresas. Agora, a Unidade repetirá a trabalho em conjunto para mostrar quais os procedimentos que devem ser seguidos para que o produtor não veja ameaçada a sanidade do plantel de aves. “É recomendado, por exemplo, que a propriedade tenha um portão para acesso de caminhões com um arco para desinfecção para evitar a entrada de doenças ”, explicou o técnico Levino Bassi, da Embrapa Suínos e Aves, um dos responsáveis pela demonstração do aviário modelo.
Dentro do aviário modelo será apresentada também a eficácia da vacinação das aves via água. “Esse é um procedimento decisivo para o sucesso da produção”, alertou Levino. Além do reforço sobre a importância da sanidade, o aviário modelo contará com as últimas novidades em comedouros, bebedouros, sistemas de aquecimento e resfriamento, armazenamento de ração e uso de energias alternativas.