Redação (25/01/2008)- O Núcleo de Multiplicação de Galinhas Caipiras criado pela Embrapa Meio-Norte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estruturado a partir de dois projetos implantados em Teresina (PI). A idéia é incrementar a comercialização das aves, com a criação em módulos maiores e a caracterização genética de animais caipiras.
De acordo com pesquisador da Embrapa, Firmino José Vieira Barbosa, a produção anual está projetada em 15 mil ovos fertilizados, que serão incubados em chocadeiras automáticas. “Os projetos são financiados pelo Banco do Nordeste e o Tesouro Nacional e toda a produção atenderá ao planejamento dos criadores cadastrados”.
Segundo Firmino, uma unidade demonstrativa está sendo estruturada no município de São João do Piauí. “O objetivo do núcleo é ampliar as ações, com unidades demonstrativas nos municípios de São João dos Patos, Nova Iorque e Benedito Leite, no Maranhão, além de Guadalupe, Antônio Almeida e Uruçuí, no Piauí”.