Redação (05/06/2008)- O quarto balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo foi apresentado nesta quarta-feira (4), em Brasília, pela ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. As fotos de satélites exibidas são da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e revelam imagens atualizadas das obras, permitindo verificar, com maior precisão, os avanços dos programas.
Desde maio, o andamento e os impactos das obras do PAC estão sendo monitorados, por meio de satélite, em todo o território nacional. Diversos satélites são utilizados em função da freqüência e do detalhamento das observações requeridas conforme a natureza, cronograma de execução e localização geográfica da obra. A estrutura e a operacionalização do sistema são realizadas pela unidade Monitoramento Por Satélite, da Embrapa, em Campinas (SP).
A ministra Dilma Roussef destacou que o sistema de monitoramento da Embrapa possibilita saber, por exemplo, quanto já foi construído em uma rodovia e determinar o trecho que falta para completar a obra.