Redação (14/04/2008) – Sementes básicas de alta qualidade genética serão produzidas pela Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Roraima (Embrapa/RO), no Campo Experimental Monte Cristo, inaugurada nesse sábado (12).
O projeto de construção da UBS, iniciado há mais de ano, beneficiará cooperativas, associações, produtores, agricultores, além de desencadear um serviço de exportação. A princípio vai trabalhar com sementes de milho, feijão e arroz. Em uma etapa futura deverá abranger outras culturas, inclusive a soja.
As sementes básicas são a matéria-prima para que os credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) produzam sementes certificadas para fornecer aos agricultores. Com a inauguração da unidade, o estado terá autonomia no gerenciamento e produção dos grãos com qualidade reconhecida nacional e internacionalmente.
As sementes produzidas pela UBS apresentam vantagens econômicas, sociais e ambientais que beneficiam não apenas o produtor comercial que as vende ou o agricultor que as planta, mas também o consumidor e o País. De acordo com o chefe-geral da USB/Embrapa, Antonio Carlos Cordeiro, a qualidade das sementes beneficiadas torna Roraima centro de referência, não só para os estados vizinhos, como para outros países que já sinalizaram interesse em parceria
A diretora-executiva nacional da Embrapa, Tatiane Deane Abreu Sá, explicou que a qualidade das sementes selecionadas está dentro do processo de controle técnico, além de conter um alto grau de qualidade e confiabilidade exigidos pelo Ministério da Agricultura.