Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa Suínos e Aves inicia elaboração do novo plano diretor da unidade

Já foram produzidas três versões do PDU, todas com tempo de validade de quatro anos.

Redação (16/04/2008)- A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), já iniciou o processo de elaboração do novo Plano diretor da Unidade (PDU), documento que define as prioridades da Unidade e orienta a sua atuação.

A Embrapa Suínos e Aves já produziu três versões do PDU, todas com tempo de validade de quatro anos. A quarta edição também terá duração de quatro anos, mas focará também uma visão de longo prazo (15 anos), conforme prevê o Plano Diretor da Embrapa (PDE), documento concluído no início de 2008 e ao qual todos os planos diretores das unidades da empresa devem estar alinhados.

A construção do IV PDU da Embrapa Suínos e Aves terá nove etapas. A primeira foi realizada no dia 8 de abril, com a apresentação de um vídeo com o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, a todos os empregados da Unidade. Em seguida, o chefe-geral Elsio Figueiredo falou da importância do PDU.

Na segunda parte da programação, os pesquisadores e analistas que compõem a Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) reuniram-se para conhecer a metodologia definida e apresentada pela Embrapa Sede para a construção do PDU.

“A comissão é constituída por 13 membros, que terão a responsabilidade de planejar as propostas. Mas a participação de todos os empregados é de extrema importância”, comenta o coordenador executivo da CPE, pesquisador Gerson Scheuermann. Algumas novidades fazem parte do
processo deste ano. Uma delas é o fato da elaboração do PDU ser informatizada, o que garantirá uniformidade entre os planos diretores das unidades.

Além disso, depois de ser concluído, o PDU passará pela análise da Embrapa Sede, em Brasília. No final, terá que ser assinado pelo chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, que passará a ter a
responsabilidade de cumprir as propostas apresentadas constantes no PDU. A data estabelecida pela Embrapa Sede é de que o PDU fique pronto até junho deste ano.

Voz da cadeia produtiva
A metodologia de construção do PDU prevê que os representantes das cadeias produtivas de suínos, aves e ovos sejam ouvidos. Será a partir da visão da Embrapa presente no PDE e das sugestões dadas pelos segmentos que compõem a suinocultura e avicultura que o PDU da Embrapa Suínos e Aves será montado. O período de consultas à cadeia produtiva será aberto em maio.